Aula 21.11.2011 - Tecnicas de detecção e correcção de erros em transmissões digitais

Principais fenómenos que afectam os meios e a qualidade das transmissões:
 
a) Atenuação- Quanto maior a distância entre transmissor e receptor a amplitude e frequência  atenuam , ou seja, diminuem o que leva a erros na transmissão.


b) Distorção- É quando no inicio da transmissão ocorre um erro, e a mensagem chega ao receptor já danificada.

c) Interferência-Existe uma interferência entre duas frequências do mesmo tipo, o que afecta a transmissão.

d) Ruído- É uma interferência interna ou externa à transmissão que danifica o sinal.

3 Técnicas principais de detecção de erros na transmissão
 
1-Verificação de paridade (parity check)-  Nesta técnica de verificação coloca-se o bit de paridade a 1 para o numero de bits 1 ser par ou coloca a 0 quando o numero de bits 1 já é par.


2- Soma de verificação (checksum)- Nesta técnica de verificação, antes de ser transmitida a mensagem soma-se o numero de bits, e quando o  receptor for a receber a mensagem vai verificar se o resultado é igual, se não for então ocorreu um erro na transmissão.

3-Teste de redundância cíclica ( CRC- cyclic redundaricy check)-  O transmissor divide a mensagem num valor binário de 16 bits predeterminado e adiciona o resto da divisão à mensagem a ser transmitida.

Webgrafia: www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fmarcelocoelho.net%2FARQUIVOS%2FSAI5X1_RCI%2FAULA%25202%2520-%2520ERROS-TECNICAS%2520MODULA%25C3%2587%25C3%2583O%2520E%2520INTERFACES.pdf&ei=c0HWTpnVDJDA8QOQqNieAg&usg=AFQjCNHca9pGE4OZoMLZvIXeyPoxOAS-Cg

Aula 09.11.2011 -Ligações Síncronas e assíncronas


LIGAÇÕES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS


Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.

                   


                                              




Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.


 WEBGRAFIA:
http://fatimaevera-rcom.blogspot.com/2007/10/ligaes-sncronas-e-assncronas.html
                                         

Conseitos de comunicação


07/11/2011 - Técnicas de codificação

1) O que é a codificação A/D?


Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.


2)Principais técnicas de codificação A/D


2.1 Non Return Zero (NRZ)

  • Existem dois níveis de tensão ou corrente, para representar os dois símbolos digitais (0 e 1). É a forma mais simples de codificação e consiste em associar um nível de tensão a cada bit: um bit 1 será codificado sob a forma de uma tensão elevada e um bit 0 sob a forma de uma tensão baixa ou nula.
NRZcode.png

2.2 Return Zero (RZ)

  • Na codificação RZ o nível de tensão ou corrente retorna sempre ao nível zero após uma transição provocada pelos dados a transmitir (a meio da transmissão do bit). Geralmente um bit 1 é representado por um nível elevado, mas a meio da transmissão do bit o nível retorna a zero.
RZcode.png





Diferenciais:

  •  Neste tipo de codificação, os 0 e 1 são representados através de uma alteração do estado da tensão ou corrente. Assim, o valor 1 é representado pela passagem de uma tensão ou corrente baixa/nula para uma tensão ou corrente elevada. O valor 0 é o contrário, ou seja, passa-se de uma tensão ou corrente elevada para outra baixa/nula.

Webgrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Codificação