O modelo de referência de rede OSI - Open Systems Interconnection –, foi desenvolvido pela ISO – International Standards Organization – com o objetivo de primeiramente padronizar a maneira de se desenvolver soluções para troca de dados entre redes.
O ISO é um órgão de padronização internacional e, portanto, monta as “convenções” sobre como as coisas devem ser feitas.
Portanto, o ISO/OSI permite que empresas diferentes possam desenvolver seus produtos diferentes, baseados neste modelo, e no final esses produtos possam trocar informações entre si.
O modelo ISO/OSI ou simplesmente OSI tenta padronizar a forma de se transmitir dados para a rede. Isto permite o desenvolvimento de sistemas compatíveis entre si, mesmo sendo de fabricantes diferentes. Isto dá uma ideia de sistema aberto a comunicação com outros sistemas, talvez daí o termo Open.
Desta forma o modelo OSI é baseado em sete camadas, sendo que cada camada resolve um problema específico relacionado a transmissão de dados em uma rede.
O tráfego na rede é enviado na forma de pacotes de dados ou pacotes de rede. Um pacote de dados é a informação de um usuário transformado em um formato entendido pela rede.
Cada camada adicionará informações ao pacote de dados, contudo o pacote de dados não é alterado. As informações adicionadas a um pacote são chamadas de cabeçalho. O cabeçalho de uma camada é simplesmente a informação que detalha o formato do pacote. Esse cabeçalho é recebido na camada correspondente do cliente receptor e é utilizado para entender o formato do pacote.
A camada física e de enlace seriam implementadas em hardware. As camadas de rede e de transporte seriam implementadas pelo SO. E as camadas que restaram (sessão, apresentação e aplicação) são implementadas como softwares de usuário. Isto é só um exemplo e não corresponde a todas as realidades. Um dispositivo embarcado (uma TV, por exemplo) poderia ter todas as camadas implementas em hardware.
-Modelo de Referência TCP/IP
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.
Webgrafia
Sem comentários:
Enviar um comentário