AULA 18.01.2012



2.2 Origem, destino e pacotes de dados 


Token bus
                              


Uma rede local que possui uma topologia de barramento (as estações ficam conectadas a uma mesma via de dados compartilhada), na qual o controle do tráfego na linha é feito através da técnica de passagem de fichas. Em uma rede token bus, uma ficha que determina o direito de transmissão circula entre as estações, e cada estação "captura" a ficha por um breve período de tempo durante o qual só ela pode transmitir informações. A ficha é transferida em ordem de prioridade de uma estação para a estação seguinte, que nem sempre é, fisicamente, a próxima estação. Na prática, a ficha percorre a rede em um círculo lógico. As redes token bus obedecem aos padrões IEEE 802.4. Pesquise também bus network (rede de barramento); IEEE 802 standards (padrões IEEE 802); token passing (passagem de fichas). Comparar com token ring network (rede token ring).




 CSMA/CD
                            



Em ciência da computação, CSMA/CD, do inglês Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os computadores compartilham o canal (cabo). Originalmente desenvolvido nos anos 60 para ALOHAnet - Hawaii usando rádio, o esquema é relativamente simples comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks).
Este protocolo inclui uma técnica de detecção da portadora e um método para controlar colisões: se um posto (placa) de transmissão detecta, enquanto transmite uma trama (datagrama, em PT-BR), que outro sinal foi injectado no canal, pára de transmitir, envia uma trama de dispersão e espera um intervalo de tempo aleatório (backoff) antes de tentar enviar novamente a trama.
  • CS (Carrier Sense): Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na transmissao de dados em um rede Ethernet é verificar se o cabo está livre.
  • MA (Multiple Access): Capacidade de múltiplos nós concorrerem pelo utilização da mídia, ou seja o protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de prioridade (daí o nome de Multiple Access, acesso múltiplo). Como o CSMA/CD não gera prioridade pode ocorrer de duas placas tentarem transmitir dados ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, há uma colisão e nenhuma das placas consegue transmitir dados.
CD (Collision Detection): É responsável por identificar colisões na rede;

Funcionamento


O CSMA/CD identifica quando a mídia está disponível (idle time) para a transmissão. Neste momento a transmissão é iniciada. O mecanismo CD (Collision Detection ou em português detecção de colisão) ao mesmo tempo obriga que os nós escutem a rede enquanto emitem dados, razão pela qual o CSMA/CD é também conhecido por “Listen While Talk“ (traduzido como "escute enquanto fala") (LWT).
Se o mesmo detecta uma colisão, toda transmissão é interrompida e é emitido um sinal (“jam” de 48 bits) para anunciar que ocorreu uma colisão. Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período aleatório e volta a tentar transmitir.

Detecção das colisőes

Como o CD tem a capacidade de “ouvir” enquanto “fala”, o mesmo compara se a amplitude do sinal recebido é a mesma do sinal enviado. Desta forma, quando se ouve algo diferente do que foi dito, é identificada uma colisão.
Colisões são consideradas um problema, ou um erro de transmissão, apenas quando ocorrem mais de 16 vezes consecutivas, ou seja, se um determinado nó tenta retransmitir um mesmo frame mais de 16 vezes, resultando sempre em uma colisão, então tal transmissão é cancelada passa a ser considerada um grande problema.
                                     

webgrafia



Sem comentários:

Enviar um comentário